Royale With Cheese

 Royale With Cheese

 
 



sexta-feira, junho 29, 2012  

TODA A GENTE DIZ QUE TE AMO:

Título: Everyone Says I Love You
Realizador: Woody Allen
Ano: 1996


Pela paixão que Woody Allen nutre pela música e por um certo cinema de género do período áureo de Hollywood, só causa estranheza que não faça mais musicais como Everyone Says I Love You. No entanto, como não podia deixar de ser, este não é um musical convencional.

Everyone Says I Love You é uma comédia musical à maneira de Woody Allen. Ou seja, é a história de uma família disfuncional da classe alta, mas com um narrador que dialoga directamente com o espectador - truque felliniano que Allen importou para si. O próprio Woody Allen protagoniza o filme, mas isso não impede de emular a sua própria persona, neurótica e falador pelos cotovelos, em praticamente todos os actores masculinos do filme. A excepção é Tim Roth, num hiperbólico papel de um ladrão/criminoso/assassino que só peca por curto.

Com um elenco de luxo - Goldie Hawn, Drew Barrymore, Edward Norton, uma menininha Natalie Portman e Jula Roberts (que Allen acrescenta à sua lista de conquistas de luxo) - Everyone Says I Love You é uma comédia subversiva sobre o amor e todas as suas formas. É o amor adolescente (e efémero) da jovem Natasha Lyonne, é o amor romântico de Drew Barrymore, é o amor platónico de Julia Roberts e é o amor liberal de Goldie Hawn. Além disso, Allen não se furta a dar as habituais bicadas a assuntos como a política ou a religião, sempre com graça e inteligência.

Mas o que marca a diferença entre Everyone Says I Love You e o restante trabalho de Woody Allen é a sua componente musical. Com uma exemplar colectânea de canções (Cole Porter aprovaria, certamente), Allen ensaia coreografias simples e eficazes, que recordam o musical de Hollywood claro, se bem que Os Chapéus-de-Chuva De Cherburgo é sempre uma referência incontornável. Além disso, fecha com um momento de dança entre Allen e Hawn que fica nos anais dos musicais do cinema! É um dos filmes de Woody allen em que se pode dizer que é significativamente diferente, apesar de ser praticamente o mesmo McBacon do costume.

Posted by: dermot @ 8:02 da manhã
|  




quinta-feira, junho 28, 2012  

PERDIDA MENTE:

Título: Perdida Mente
Realizador: Margarida Gil
Ano: 2010


Um filme sobre um tipo com amnésia chamado Perdida Mente. Perceberam? Estão a ver? Perdidamente, perdida a mente, Perdida Mente. Hein? Muito inteligente, não é? Bué fixe mesmo.

Perdida Mente é a história de Joaquim (José Airosa), um homem que, apesar dos diagnósticos recusarem a ideia de Alzheimer, está a perder a memória. Isso afecta-o e afecta quem o rodeia. Joaquim põe a assar as botas em vez do pão, no trabalho na padaria, e é despedido e não se lembra onde escondeu o dinheiro da indemnização. As únicas pessoas que parecem entender o que está a sofrer é a filha (Eunice Correia) e um velhote coleccionador de comboios (José Pinto).

Com o habitual cinema mais contemplativo do que explicativo de Margarida Gil, Perdida Mente tem uma atmosfera extremamente ingénua, como se as acções de Joaquim fossem jogos lúdicos de criança. Ao mesmo tempo é igualmente triste pela forma como vemos aquele homem a definhar na razão e na lógica. Perdida Mente lembra o mesmo ambiente de A Cara Que Mereces, com o mesmo surrealismo infantil e José Airosa como ponto em comum.

No entanto, o filme é só isso e, vinte minutos depois, entra em modo loop e não sai mais do mesmo sítio, como um disco riscado. Inicialmente, o projecto era para ser uma curta-metragem e assim devia ter permanecido, visto que não tem muito mais para dizer. Margarida Gil é óptima a reduzir os seus filmes ao prazer mais básico de ver e ouvir (lembram-se de Adriana?), mas Perdida Mente não é mais do que uma óptima curta esticada numa aborrecida longa. Ainda tenta utilizar o Entroncamento, onde é filmada, como metáfora de local de partida e chegada, mas é insuficiente para algo mais do que um Happy Meal.

Posted by: dermot @ 6:04 da manhã
|  




terça-feira, junho 26, 2012  

DUPLO TEAM:

Título: Double Team
Realizador: Hark Stui
Ano: 1997


Duplo Team foi o último suspiro da carreira de Jean-Claude Van Damme, no final dos anos 90, o ponto-charneira em que os seus filmes deixaram de ser todos iguais e passaram a ser todos feitos a metro para despachar. Curiosamente, foi também a última vez que enterrou a carreira de um conceituado realizador de Hong Kong a tentar a sua sorte em Hollywood, depois de John Woo e Ringo Lam.

Hark Stui é um dos mais reconhecidos realizadores de acção de Hong Kong, especializado em policiais wi-fu, mas Duplo Team é um disparate pegado. Aparentemente, a culpa não foi sua. Ao que consta, Duplo Team era para ser sobre a Colónia, uma hipotética ilha escondida onde vivem todos os espiões, agentes especiais e terroristas que são demasiado perigosos para estarem à solta e demasiado valiosos para serem mortos.

No entanto, algum produtor obscuro achou que o mais importante era dar atenção às cambalhotas de Vand Damme e às fatiotas ridículas de Dennis Rodman, num filme que tem referências a mais ao basquetebol (e um pará-quedas em forma de bola de basquete, a sério Hollywood?). E assim a Colónia passou de conceito a simples apontamento perdido algures no meio de Duplo Team, uma xungaria que aposta tudo na química buddy movie entre Van Damme e o multi-colorido Dennis Rodman, mas que se esquece que este não aparece tanto quanto isso no filme.

Pelo meio parece que há algo vagamente semelhante a um argumento, em que não se percebe mais nada além de que Mickey Rourke é um mauzão com nome europeu. Duplo Team te um ar de baixo orçamento atroz, que se confunde com a mediocridade da história. Só assim se confunde Antuérpia com o liberalismo cultural de Amesterdão ou se organiza um encontro entre todas as forças especiais e terroristas do mundo e se inclui os Carabinieri ao lado da CIA e da Mossad. Estaria a GNR indisponível nesse dia numa caça às multas?

Mas o cúmulo é o final, num remate épico num coliseu romano (um piscar de olhos a Bruce Lee, assim como o par Van Damme/Rodman lembra o de Lee e Kareem Abdul-Jabar), em que Mickey Rourke lança um tigre(!) a Van Damme num campo minado(!!), mas em que estas têm potência suficiente para explodir tudo à volta(!!!). Felizmente, a publicidade colocada salva o dia, já que os heróis escondem-se da explosão atrás de uma máquina de vending da Coca-Cola(!!!!). Duplo Team é um desastre de uma Hamburga de Choco.

Posted by: dermot @ 6:00 da manhã
|  




segunda-feira, junho 25, 2012  

O HERÓI:

Título: O Herói
Realizador: Zezé Gamboa
Ano: 2004


Quando O Herói. de Zezé Gamboa, venceu o prémio do júri em Sundance, toda a gente disse em uníssono: quem?. De facto, O Herói inaugurou a cinematografia angolana, apresentando o país ao Mundo, enquanto primeira longa-metragem de Angola.

IDIDIDID é um filme-mosaico muito actual sobre a cultura angolana e sobre o presente, o passado e a memória do país. É a história de Vitorio (Makena Diop), um herói de guerra amputado por uma mina; a de Manu (Milton 'Santo' Coelho), um menino órfão da guerra descoberto para o cinema nas ruas de Benguela; e é a história de Joana (Patrícia Bull), uma professora cansada pela falta de empenho do Governo em geral.

É, portanto, um filme sobre o flagelo das minas em Angola - e o início, em que Vitorio aguarda por uma prótese no hospital recorda outra obra de uma filmografia minúscula, Kandahar -, mas também sobre o passado de 27 anos de guerra civil e sobre todas as consequências que isso projectou no presente. E, claro, é sobre a corrupção, as desigualdades sociais e o tráfico de influências do governo angolano.

Filmado com uma narrativa escorreita, O Herói é realista sem cair no realismo social lamechas e coitadinho. É cinematograficamente limitado, é certo (abre com um plano pilhado descaradamente a Wim Wenders), mas a única coisa que realmente envergonha é a relação metida a martelo entre Vitorio e uma prostitua, importada certamente de outro filme. Um McChicken nada mau para um país que nunca fizera um filme.

Posted by: dermot @ 7:52 da manhã
|  




sexta-feira, junho 22, 2012  

SEX & DRUGS & ROCK N ROLL:

Título: Sex & Drugs & Rock N Roll
Realizador: Mat Whitecross
Ano: 2010


Ian Dury já merecia um biopic, enquanto figura tutelar do punk britânico e do ska. Sem ele - e os seus Blockheads - não haveriam os Clash, os Madness e a maior parte da new age inglesa. Ian Dury, o homem que cunhou a expressão sexo, drogas e rock'n'roll, merece ser mais recordado, mas não o vai conseguir com este telefilme. Apesar de já ser uma ajuda.

Quem está na mesma situação que Ian Dury é Andy Serkis, actor genial e versátil que toda a gente conhece, mas ninguém sabe quem é. Dito assim parece paradoxal, mas se lhe disser que Serkis é o homem por detrás do CGI de Gollum, de King Kong ou o coronel Haddock, então já perceberá o que quero dizer. Em Sex & Drugs & Rock N Roll, Serkis encarna o excêntrico Ian Dury em mais um papelão iconoclasta, só que desta vez sem green screen por trás e sensores de movimentos no corpo.

Sex & Drugs & Rock N Roll é uma celebração da vida de Ian Dury e não tanto da sua obra, apesar de haver muita música em actuações regravadas pelos próprios Blockheads, num biopic muito pouco convencional, já que é encenado de forma teatral e exuberante como Bronson. Tentando emular o espírito clown e desbragado de Dury, Sex & Drugs & Rock N Roll cruza ainda o filme com a estética slpastick da britcom.

O mais interessante de Sex & Drugs & Rock N Roll é debruçar-se sobre a vida de Ian Dury sem pedir licença e sem se preocupar em ser uma biografia para totós, abordando a sua relação com a mulher e a amante, o seu filho e a sua banda. O menso interessante é não ter mais música (nomeadamente nos momentos de criação), mais ensaios, mais gravações... Mas não deixa de ser o grande Ian Dury. Um McBacon de Ian Dury.

Posted by: dermot @ 8:44 da manhã
|  




quinta-feira, junho 21, 2012  

HOMENS DE NEGRO 3:

Título: Men In Black III
Realizador: Barry Sonnenfeld
Ano: 2012


Will Smith foi um cometa que riscou os céus de Hollywood nos anos 90. Depois, o pessoal foi acostumando-se e o entusiasmo esmoreceu. até que Smith eclipou-se de vez. Agora, após o hiato de três anos desde Sete Vidas, Smith ensaia o comeback com mais uma sequela do moribundo franchise Homens De Negro, provando que, actualmente, vale tudo lá na província de Los Angeles.

Barry Sonnenfeld volta aos comandos deste terceiro tomo e, como que tendo noção que Homens De Negro 2 fora um desastre, tenta cortar com tudo o que tenha a ver com ele. Só isso explica o facto de não entrar o cão Frank, que era simultaneamente o mais interessante e o mais irritante do filme antecessor. É Sonnenfeld a mostrar que o que lhe falta em jeito para realizar compensa em bom senso.

Dez anos após o último filme, já ninguém que não veja regularmente o canal Hollywood se lembra de Homens De Negro, o que permite um começar de novo neste Men In Black III. Assim, Sonnenfeld recorre a uma muleta preguiçosa - as viagens no tempo - para poder alterar o que quiser, atirando Will Smith ao passado para salvar Tommy Lee Jones, numa versão buddy movie de Exterminador Implacável. Isso permite injectar uma dose de frescura no filme, ao introduzir um novo parceiro a Smith: Josh Brolin, numa mímica perfeita de Tommy Lee Jones 40 anos mais novo.

Men In Black III tem ainda um vilão novo, o temível Boris (o genial Jemaine Clement, do não menos genial The Flight Of The Conchords), uma tipa nova no pedaço (Alice Eve) e o realizador, talvez inspirado pelo groove dos anos 60, recupera alguma da boa onda do filme original. É certo que continua a faltar o tom camp de Homens De Negro, o dedinho mágico das criaturas de Rick Baker ou a irreverência sci-fi nerd retirada de À Boleia Pela Galáxia, mas Men In Black III é uma pipocada que se vê sem enfado e um McChicken que se engole de uma dentada. E tem, como bónus, a melhor caricatura de sempre de Andy Warhol! E mais não digo!!

Posted by: dermot @ 7:09 da manhã
|  




terça-feira, junho 19, 2012  

A SERBIAN FILM:

Título: Srpski Film
Realizador: Srdjan Spasojevic
Ano: 2010


A Serbian Film é o filme-choque do século XXI, o Holocausto Canibal do novo século, que vem para mostrar que ainda há filmes que conseguem ser banidos do Brasil à Noruega, levar pessoas à prisão em Espanha ou obrigar os seus autores a darem provas de vida na Alemanha. Claro que isto é tudo exagero, mas A Serbian Film choca, causa desconforto e, acima de tudo, lembra-nos o que quer dizer ao certo sexploitation.

A Serbian Film é a história de Milos (Srdjan Todorovic), uma ex-estrela porno que decide estrelar no derradeiro filme da sua carreira, que vai permitir-lhe uma reforma de ouro antecipada, para gozar junto da sua mulher e do seu filho pequeno. Tudo porque os actores porno também têm vidas próprias. E normais. O problema é que esse filme, realizado pelo filosófico e artsy Vukmir (Sergej Trifunovic), é uma espécie de Twin Peaks versão XXX.

A primeira metade de A Serbian Film devia ser um inside the head de um actor porno, mas o realizador, Srdjan Spasojevic, descuida-se e acaba por cair na tentação de montar um catálogo de mamas e recriações de más cenas de filmes porno, daqueles que podiam muito bem ter sido protagonizados por John Holmes. Depois entramos no filme propriamente dito e, aqui, a coisa começa a avariar. Mesmo sem ser muito gráfico (as cenas mais gore contam-se pelos dedos de uma mão) e sugerindo sempre mais do que mostra, A Serbian Film recorre a violações, masoquismo, pedofilia e, acreditem ou não, pornografia com recém-nascidos(!). Sim, existe um bebé acabado de nascer que é sodomizado!

Tudo isto é perturbador (banda-sonora industrial também não ajuda) e começa a afectar-nos a nós e a Milos, que numa tripe psicótica, apaga durante três dias. E quando regressa a sim tem que descobrir o que se passou, reconstruindo passo a passo as suas últimas horas através de flashbacks e um argumento demasiado fácil. Claro que, a esta altura, já só interessa o conteúdo. E quando mais chocante melhor. Esqueçam qualquer filme snuff. Isto é a sério!

Apesar de ser verdadeiramente perturbador, A Serbian Film ainda tenta dizer qualquer coisa. Aparentemente, tenta fazer uma crítica subversiva qualquer à Sérvia. Isso fica implícito pela quantidade de vezes que repetem "só neste país", mas nunca percebemos muito bem a verdadeira intenção. Mais explícita é a crítica directa à televisão, aos media e aos reality shows, se bem que aqui é o contrário, de tudo tão descarado e óbvio que é. A Serbian Film é um Double Cheeseburger-choquexploitation, que só vai conseguir comer muitas horas depois de terminar de o ver.

Posted by: dermot @ 7:17 da manhã
|  




segunda-feira, junho 18, 2012  

JOVEM ADULTA:

Título: Young Adult
Realizador: Jason Reitman
Ano: 2011


Jason Reitman e Diablo Cody voltaram a encontrar-se para reeditarem a parceria de sucesso que nos deu aquela pérola indie chamada Juno - e que transformou a gravidez juvenil numa coisa aceitável e, mais, em tendência. Depois disso, Reitman ainda nos ofereceu mais um filme, um trabalho aparentemente simples sobre a condição existencial de um tipo mais ou menos simples (olá Nas Nuvens), mas Cody só escreveu merda. O que faz com que Jovem Adulta assuma um papel que servirá para tirarmos algumas dúvidas a limpo.

Dizer que Jovem Adulta só é o filme que é por causa de Charlize Theron não é mentira. Houve até quem tivesse ficado indignado com a sua não nomeação para o Oscar de melhor actriz. É certo que a sul-africana já nos deslumbrou em Monstro, mas aqui o seu papel é muito mais natural e realista, já que não necessita de próteses nem acessórios para impressionar. Em Jovem Adulta, Theron é apenas uma cabra. E uma cabra fria.

No fundo, mais do que uma cabra, é uma trintona que não cresceu e continua a viver segundo os cânones das personagens dos livros para jovens adultos que escreve. Só isso justifica que, na sua cabeça, seja justificável regressar ao vilarejo sulista de onde fugiu assim que pôde para recuperar o ex-namorado do liceu, agora bem casado e com uma filha recém-nascida, dando assim um sentido à sua vida de errância por entre as noitadas de álcool e sexo casual.

Jovem Adulta é um filme sobre o crescimento e o ritual de passagem da fase adolescente para a vida adulta, mas com vinte anos de atraso. E, tal como em Nas Nuvens encontrávamos algo de George Clooney na sua personagem de playboy alheado da vida sentimental duradoura, em Jovem Adulta também há qualquer coisa de Charlize Theron que ecoa naquela sua personagem mentalmente disturbada, como se a actriz estivesse a descobrir algo em si própria.

Realismo circunstancial em mais um McRoyal Deluxe de Jason Reitman, que continua fiél a uma espécie de estética indie que se tornou escola em Hollywood, mas que fica bem em histórias reais e igualmente descomprometidas como estas.

Posted by: dermot @ 7:57 da manhã
|  




sexta-feira, junho 15, 2012  

NÓS VIEMOS DO FUTURO:

Título: My Iz Budushchego
Realizador: Andrey Malyukov
Ano: 2008


Existe actualmente na Rússia - e um pouco por todos os países da ex-União Soviética - um fenómeno que se convencionou apelidar de "arqueologia negra". Não, não tem nada a ver com bruxaria ou outro tipo qualquer de macumba. Tem antes a ver com ilegalidade, já que consiste em ir escavar nos sítios onde ocorreram importantes batalhas da Segunda Grande Guerra, na esperança de encontrar artefactos perdidos, para depois vender no mercado negro a coleccionadores e aficcionados.

É um grupo de jovens arqueólogos destes, suficientemente ecléctico - um neo-nazi, um hippie, um nerd e o tipo cool -, que formam o herói colectivo de Nós Viemos Do Futuro. Acidentalmente, encontram um bunker soterrado que, após zombarem de uma velhinha local, os teleporta para o passado, obrigando-os a combaterem no mesmo local contra os alemães nazis da Segunda Guerra Mundial.

Estamos em terrenos de A Quinta Dimensão, até porque como qualquer bom filme sobre viagens no tempo, existe uma linha temporal que já está escrita e não pode ser alterada sob prejuízo do efeito borboleta escavacar o presente como nós o conhecemos, mas Nós Viemos Do Futuro é mais um filme sobre a memória russa do que sobre ficção-científica. É que Nós Viemos Do Futuro questiona o presente do país, recuando ao passado para questionar o futuro da nação russa. E aqui, a personagem de Caveira (Vladimir Yaglych), o neo-nazi que aprende a gostar da Rússia ao viajar no tempo e combater ele próprio o terceiro reich, é escarrapachar isto na cara dos espectadores mais desatentos.

Com uma boa reconstituição de época e uma realização que tenta ser modernaça, cheia de estilo e velocidade, Nós Viemos Do Futuro tenta enfiar a martelo uma relação amorosa entre o líder do grupo - Borman (Danila Kozlovskiy), o tipo cool - e uma enfermeira (Ekaterina Klimova), que só serve para estimular meia dúzia de hormonas tímidas e dar uma triste justificação para ter mamas no filme. Um Double Cheeseburger simpático e pouco fastidioso, que serve ainda para mostrar ao resto do mundo que a Rússia também tem cinema "comercial", seja lá isso o que for.

Posted by: dermot @ 8:59 da manhã
|  




quinta-feira, junho 14, 2012  

O HOMEM DA MARATONA:

Título: Marathon Man
Realizador: John Schlesinger
Ano: 1976


O Homem Da Maratona é, provavelmente, o único filme do mundo que tem uma perseguição de carros entre velhotes! Uma escaramuça no trânsito leva um velhote judeu a perseguir violentamente um outro, alemão, até se espatarem contra um camião de gasolina e, óbvio, rebentarem em chamas.

Com este incidente ficam lançados os dados de O Homem Da Maratona, um filme de espionagem sobre uma intriga de tráfico de diamantes e nazis que rebenta nas mãos de dois irmãos. O primeiro é o atlético Doc (Roy Scheider), um espião de uma entidade governamental secreta; e o segundo é Babe (Dustin Hoffman), um historiador pelintra com uma pancada em treinar para a maratona, que não faz a mínima ideia do que anda o irmão a fazer.

O Homem Da Maratona é o habitual thriller político do final dos anos 80, numa tradição de filmes que teve o seu ponto caramelo em O Candidato Da Manchúria. Suspense à Hitchcock, com assassinatos na ópera e tudo, e um zé-ninguém envolto numa intriga que não é a sua, qual Intriga Internacional. Em pano de fundo, uma crítica velada à política da tirania dos Estados Unidos - a tese de mestrado que Babe está a fazer sobre o tema ou o passado do seu pai, vítima da caça às bruxas de McCarthy - e a paranóia e a desconfiança da Guerra Fria a espreitar já à esquina.

E, claro, dephttp://www.blogger.com/img/blank.gifois há aquele momento fantástico de Lawrence Olivier, esse senhor da arte da representação, a torturar Hoffman numa cadeira de dentista, que faz arrepios só de pensar (e que, por alguma razão distorcida, o meu subconsciente me transporta para a cena da tortura de Michael Madsen, em Cães Danados). O Homem Da Maratona é um filme elegante, com bons momentos de cinema e um dos papéis marcantes de Dustin Hoffman, quando estava no topo da sua carreira. Valente McRoyal Deluxe!

Posted by: dermot @ 7:44 da manhã
|  




terça-feira, junho 12, 2012  

SKINNING:

Título: Sisanje
Realizador: Stevan Filipovic
Ano: 2010


Sisanje é um bom filme para dar razão aqueles que acusam Hollywood (e não só) de ser, actualmente, Serviafóbica. Parece que a maioria dos filmes agora têm terroristas sérvios. E Sisanje, de forma mais ou menos manipuladora, tira um retrato negro do movimento nacionalista e skinhead da Sérvia.

Todos sabemos que os skinheads são maus, mas Sisanje cai na tentação de os diabolizar ainda mais, transformando-os a quase todos em caricaturas de homens pré-históricos - rufias com a quarta classe, como alguém resume certeiramente às tantas. Como se isso fosse necessários e eles próprios não se atraiçoassem com as suas próprias acções.

Novica (Nikola Rakocevic) é então um adolescente com um futuro promissor e o mundo a seus pés, que troca tudo pelos ideais nacionalistas, assumindo-se como líder da revolução. No entanto, é tudo demasiado manipulado e simplista, com bonecos dimensionais sem qualquer espessura, e nós, por exemplo, nunca ficamos a conhecer verdadeiramente Novica, já que este se limita a deambular da casa para a escola e vice-versa.
http://www.blogger.com/img/blank.gif
Sisanje só tem algum interesse no último terço, mas aí já é tarde para salvar o filme. XX acredita estar a iniciar a verdadeira revolução social sérvia, qual Charles Manson a tentar despoletar o helter skelter, mas no final tem um triste despertar para a realidade das coisas (desoladora para os nacionalistas, mas também para os socialistas, os comunistas ou os monárquicos), onde os lobbies e os interesses pessoais são mais fortes que qualquer ideal ou força partidária.

Infelizmente, Sisanje termina e não ficamos a saber nada sobre os skinheads na Sérvia (ou em qualquer outro lugar), nem qualquer resposta à angústia juvenil dos seus adolescentes, que explodem em motins e conflitos com a polícia e que, no início filme, é jogada para o ar. Mas em contrapartida ficamos a saber o sabor dos Cheeseburger, graças a esta espécie de América Proibida dos pobres, mas ao contrário.

Posted by: dermot @ 7:00 da manhã
|  




segunda-feira, junho 11, 2012  

CROCODILO DUNDEE:

Título: Crocodille Dundee
Realizador: Peter Faiman
Ano: 1986


Crocodilo Dundee é um ícone injustamente esquecido dos anos 80. Eu sei que se tentou reabilitar o seu bom nome no século XXI, mas sejamos sinceros: quais eram as reais probabilidades de Crocodilo Dundee Em Los Angeles dar certo?

Para os mais distraídos, Mick J. "Crocodilo" Dundee (Paul Hogan) é um destemido caçador do interior da Austrália, criado pelos aborígenes e com a reputação de ter sido atacado por um crocodilo e sobrevivido (história devidamente ampliada pelo boca a boca popular, claro). A jornalista nova-iorquina, Sue Charlton (Linda Kozlowski), decide então ir desencanta-lo e contar a sua história ao mundo.

Crocodilo Dundee divide-se em duas partes. A primeira decorre no interior australiano, captando o espírito fanfarrão daquela gente com um sotaque estranho e tirando meia-dúzia de postais de viagem aos pântanos e aos cangurus. É aqui que conhecemos Mick Dundee e descobrimos onde termina o mito e começa o homem.

A segunda parte do filme inverte os papeis e leva Dundee para Nova Iorque. Como peixe fora de água, existe um choque cultural natural, como um Os Visitantes pós-moderno, retratando os Estados Unidos como a capital do Mundo, como aliás fez Hollywood durante toda a era Reagan.

No entanto, no seu todo, Crocodilo Dundee é um filme de amor sobre uma relação improvável. Tudo muito cheesy, com dimensão de filme de domingo à tarde, mas com algo mais. O espírito feelgood do cinema dos anos 80, claro, e um humor que não se limita à chapa quatro. E a cena final continua a ser uma das mais românticas do cinema dos anos 80, dos 90 e de qualquer década que passe. Um clássico dos 1980 e um McBacon.

Posted by: dermot @ 7:33 da manhã
|  




sexta-feira, junho 08, 2012  

DR. ESTRANHOAMOR:

Título: Dr. Strangelove Or How I Stop Worrying And Love The Bomb
Realizador: Stanley Kubrick
Ano: 1964


O cinema sempre tratou com paninhos quentes o tema da corrida ao armamento, a ameaça nuclear e toda a guerra fria. Existem alguns thrillers políticos mais ou menos reveladores, é certo, mas o que há mais são metáforas de invasões de marcianos do planeta vermelho (piscadela de olho) ou filmes de propaganda pró-América. Mas Stanley Kubrick agarrou o toiro pelos cornos com Dr. Estranho Amor e não teve medo de dizer o que a maioria queria dizer.

Dr. Estranho Amor é uma sátira ácida e mordaz à ameaça nuclear que se vivia na altura, orquestrando um cenário hipotético em que um general norte-americano fanático decide atacar a União Soviética com a bomba de hidrogénio, despoletando de vez a guerra atómica. O que fica em cima da mesa é um incidente diplomático que pode ter consequências desastrosas, que reúne à mesma mesa americanos e soviéticos para tentar solucionar o problema.

Dr. Estranho Amor é um filme de personagens e diálogos, com um humor inteligente e, sobretudo, subversivo, que acerta as instituições e as pessoas nos sítios onde dói mais. Tudo feito com grande classe e rigor, ou não estivéssemos a falar de Stanley Kubrick, o rei do formalismo e do cinema rigoroso traçado a régua e esquadra. Além disso, o realizador norte-americano recupera o preto e branco do cinema clássico, aproveitando os jogos de sombras para acentuar as dicotomias dos bons e dos maus.

Mas claro que Dr. Estranho Amor não seria o que é se não fosse um homem, Peter Sellers, que prova aqui que é possível o mesmo actor fazer de várias personagens no mesmo filme sem ser em algo direccionado para os meninos com trissomia 21. Ouviste Eddie Murphy? Sellers é perfeito ao criar os seus bonecos, cada um com um toque pessoal, um sotaque diferente ou um tique nervoso que o torna especial.
Dr. Estranho Amor é uma das melhores comédias de sempre ou, no mínimo, a mais inteligente de todas, do género de um Le Big Mac.

Posted by: dermot @ 7:21 da manhã
|  




quinta-feira, junho 07, 2012  

X-MEN ORIGENS: WOLVERINE:

Título: X-Men Origins: Wolverine
Realizador: Gavin Hood
Ano: 2009


Vamos lá ver se nos entendemos. Havia necessidade de um filme a solo de Wolverine? Sim, havia, Wolverine é um dos heróis mais interessantes (e populares) da Marvel e o seu sucesso, na tríade de filmes dedicados aos X-Men, prova isso mesmo. Merecia então Wolverine este filme? Nem um pouco. X-Men Origens: Wolverine é um filme pipoca feito para engolir sem mastigar, montado em linha de montagem industrial e despachado para as salas de cinema sem grande preocupação além de encher os bolsos de meia-dúzia de sujeitos do costume.

Aliás, é essa a primeira ideia que fica de X-Men Origens: Wolverine - um filme feito em contra-relógio, que quer dizer muita coisa, mas que não pára para dizer coisa nenhuma. E que, assim, despacha meia dúzia de lugares comuns como se fossem coisas muito inteligentes e profundas. O que é uma pena, tendo em conta que Wolverine (que é cada vez mais Hugh Jackman, o primeiro actor a fazer o mesmo super-herói em quatro filmes seguidos desde Cristopher Reeves) é um dos heróis mais complexos da Marvel.

X-Men Origens: Wolverine volta atrás em X-Men e conta a origem de Wolverine, anti-herói de instintos animalescos, com um passado complicado. Depois de combater em várias guerras, Wolverine foi traído pelo seu pai, pelo sue irmão, pela sua namorada e pelo seu país. Qualquer um ficaria com uma sede de sangue de vingança se nos acontecesse o mesmo, não é? No entanto, em vez do filme negro e perturbado que X-Men Origens: Wolverine pedia para ser, é apenas um híbrido politicamente correcto e ligeiramente afectado. Como li ou vi algures, é uma espécie de Wolverine emo o que encontramos aqui.

X-Men Origens: Wolverine é antes um veículo de auto-adoração de Jackman, cena sim cena não em tronco nu e sempre de cabeleira penteada e arranjada, mesmo depois de cair de uma queda de água de dezenas de metros de altura. E uma forma de introduzir a martelo um dos mutantes mais populares da série, Gambit (Taylor Kitsch), e que tem ficado de fora sempre há última da hora nos filmes dos X-Men. Ah, e fica introduzido Deadpool (Ryan Reynolds), ficando a jeitos para um filme também em nome próprio. Wolverine merecia mais do que um Cheeseburger.

Posted by: dermot @ 8:14 da manhã
|  




terça-feira, junho 05, 2012  

CHOVEM ALMÔNDEGAS:

Título: Cloudy With A Chance Of Meetballs
Realizador: Phil Lord & Chris Miller
Ano: 2009


Faz-me espécie que um filme como Chovem Almôndegas não tenha tido mais sucesso. Mesmo sendo um desenho-animado, não é todos os dias que temos juntos no mesmo filme duas lendas vivas como Bruce Campbell e Mr. T. Especialmente este último, que continua afastado do grande ecrã à espera da reabilitação total. Talvez na terceira sequela de Os Mercenários. Vamos fazer figas para que o Sylvester Stallone esteja a ler isto.

Chovem Almôndegas, adaptado do best-seller homónimo para crianças, é a história de Flint (voz de Bill Hader), um nerd com a mania de que é cientista, mas que na verdade só quer a aprovação do pai (voz de James Caan), um tipo extremamente parecido com o guarda Serôdio e que exprime os seus sentimentos através de metáforas sobre pesca. Flint tem no currículo uma série de invenções falhadas, mas, quando a sua ilhota piscatória entra numa crise alimentar com base na sardinha, inventa algo que vai salvar o futuro de Swallow Falls: uma máquina que transforma água em comida.

Claro que a bonança é sol de pouca dura, já que sabemos que a coisa está condenada ao insucesso e Flint terá que salvar o dia, reabilitando a sua imagem, sacando a miúda no final e, claro, fazendo as pazes com o seu pai. Mas o que realmente interessa aqui é o processo e não a ideia.

Chovem Almôndegas é uma animação bastante estilizada, com um humor algo niilista, lembrando os caóticos Looney Tunes, que encaixa na perfeição com o irrealismo da história. Quer dizer, mesmo sendo um desenho animado, não deixa de ser sobre uma máquina que transforma a água em comida e faz chover cheeseburgers, pizzas e outras iguarias, não é?

Colorido, divertido e original, Chovem Almôndegas é uma agradável surpresa aparte do monopólio actual da Pixar e Dreamworks, em que só lhe falta uma theme song de alguma banda conhecida para ter todos os ingredientes certos. E o melhor elogio que lhe podemos fazer é que é impossível ver Chovem Almôndegas sem ficar com fome. Só é pena, com toda a comida que chove durante o filme, nunca chover um McRoyal Deluxe.

Posted by: dermot @ 7:15 da manhã
|  




sábado, junho 02, 2012  

TITANIC 2:

Título: Titanic 2
Realizador: Shane Van Dyke
Ano: 2010


Só há uma coisa no mundo que justifica a existência da Asylum, produtora especializada na contrafação de filmes facilmente identificáveis pelo grande público. E essa coisa é facilitar a escolha do filme a ver quando se está com um grupo grande de amigos. Como se sabe, escolher um filme para se ver em grupo é uma arte que requer perícia (e sobre a qual o sempre esclarecido Cinema Xunga se debruçou em tempos), já que é impossível chegar a um consenso sobre o título a ver-se. Ou porque alguém já viu o filme x, alguém não gosta de filmes de terror/comédias românticas/filmes de acção (escolher a possibilidade mais em conta) ou, simplesmente, porque se toda a gente gostasse do amarelo o que seria do azul. A excepção prende-se com os filmes da Asylim. Anedotas de hora e meia indicadas para se ver com os amigos, enquanto se bebe cerveja e se tenta ser o primeiro a apontar os erros flagrantes do filme.

De facto, custa-me até apelidar Titanic 2 de filme. Aliás, nem sei muito bem porque é que estou a escrever sobre ele. Mas o bom senso diz-me que devo alertar o público deste imodesto tasco cinéfilo para a existência deste... desta coisa, que se chama Titanic 2, mas que nada tem a ver com o filme de James Cameron. O dois do título é só uma artimanha para enganar as pessoas a comprar o dvd, convencidas que vão ver uma sequela de Titanic.

Titanic 2 é então um barco construído em homenagem ao primeiro, que faz a sua viagem inaugural no 100º aniversário do Titanic. Depois, algures no norte do Canadá, uns glaciares despegam-se e caem no Oceano, formando uns tsunamis gigantes, que viram o barco e matam todos no interior, deixando apenas vivos o ricaço que investiu a guita no navio (e no filme, ou não fosse Shane Van Dyke protagonista e realizador de Titanic 2) e uma enfermeira de bordo.

Como é apanágio na Asylum, os efeitos-especiais são dignos de um pentium 100 (os planos gerais do barco parecem feitos no paintbrush, juro), os actores têm o nível de um porno mau (e usam todos o método de representação smell the fart), os diálogos são tão cheesy que esgotam os clichés todos e o argumento... bem, o argumento não existe. Então o que interessa referir em Titanic 2?

Interessa referir as coisas que aprendemos com o filme a empregar numa situação semelhante na vida real. Por exemplo, se um barco se virar, escondam-se no armário das esfregonas(!). Se estivermos a morrer afogados e se só houver uma botija de oxigénio, não partilhem; optem antes por morrer calmamente, porque até uma hora depois os médicos podem reanimar-vos. E se estiverem a sangrar abundantemente, colem um cartão de crédito à ferida. Titanic 2 é tão ridículo que não devia existir sequer. Um Pãozinho com Manteiga para curar a azia e a ressacado dia seguinte, depois de tanta cerveja e pizza.

Posted by: dermot @ 8:08 da manhã
|  




sexta-feira, junho 01, 2012  

SUPERSTAR:

Título: Superstar
Realizador: Bruce McCulloch
Ano: 1999


O Saturday Night Live é uma instituição do humor norte-americano, mas o que é verdade é que a sua relação com o cinema não é famosa. Sobretudo porque insiste em usar no grande ecrã a mesma fórmula que usa na televisão. E toda a gente sabe que um gag esticado por hora e meia não é boa ideia. Só o Adam Sandler é que ainda não o percebeu. No entanto, todas as regras têm uma excepção e Superstaré a que confirma esta.

Superstar é o rip-off para cinema da personagem criada e interpretada por Molly Shannon - Mary Katherine Gallagher, uma adolescente de um colégio católico com o sonho (obsessão?) de se tornar famosa. Além disso, sonha igualmente em ser beijada pelo rapaz popular da escola, Sky (Will Ferrel), o que não é fácil quando se é o underdog do sítio e se vive na casa mais feia da cidade.

Esta personagem podia muito bem fazer parte do universo dos filmes de Jared Hess, como amiga de Napoleon Dynamite ou a andar no mesmo liceu que As Crónicas De Broncos. Ou seja, são inadaptados com um parafuso a menos, que se distinguem dos nerds e dos marrões que dantes faziam parte da equipa dos miúdos gozados na escola, até se rebelarem todos em Superstar. Mary Katherine Gallagher é um desses bonecos especiais, que ainda por cima vive a sua vida através dos telefilmes que papa religiosamente no clube de vídeo onde trabalha e que ensaia coreografias musicais na sua cabeça como se estivesse no Fama com grande facilidade.

Superstarfunciona enquanto filme porque não se limita a construir arquétipos de personagens e funciona enquanto comédia porque não procura espremer os gags à força da mesma situação. E, tal como Deus opera através de formas misteriosas, também Superstaracaba por fazer mais sentido do que devia. Superstar é um subvalorizado teen movie e, talvez, o único McRoyal Deluxe do mundo que junta Will Ferrell e Tom Green no mesmo filme.

Posted by: dermot @ 7:57 da manhã
|  





COTAÇÃO:
10 - Royale With Cheese
9 - Le Big Mac
8 - McRoyal Deluxe
7 - McBacon
6 - McChicken
5 - Double Cheeseburger
4 - Cheeseburger
3 - Caixinha de 500 paus (Happy Meal)
2 - Hamburga de Choco
1 - Pão com Manteiga

TAKE:
Take - cinema magazine | take.com.pt


ARE YOU TALKING TO ME:
DUELO AO SOL
CLARENCE HAD A LITTLE LAMB
GONN1000
BITAITES
ANTESTREIA
CINEBLOG
CINEMA NOTEBOOK
CONTRA CAMPO
ZONA NEGRA
O MELHOR BLOG DO UNIVERSO
A CAUSA DAS COISAS
O MEU PIU PIU
AMARCORD
LAURO ANTÓNIO APRESENTA
SARICES ARTÍSTICAS
A RAZÃO TEM SEMPRE CLIENTE
MIL E UM FILMES
AS IMAGENS PRIMEIRO
A DUPLA PERSONALIDADE
TRASH CINEMA TRASH
SUNSET BOULEVARD
CINEMA XUNGA


ARE YOU TALKIN' TO ME?
cinephilus@mail.pt


CRÍTICAS:
- A Armadilha
- A Arte De Pensar Negativamente
- A Árvore Da Vida
- A Balada de Jack And Rose
- A Bela E O Paparazzo
- A Boda
- À Boleia Pela Galáxia
- A Cabana Do Medo
- A Cela
- A Canção De Lisboa
- A Cara Que Mereces
- A Casa Dos 1000 Cadáveres
- A Casa Maldita
- A Cidade Dos Malditos
- A Ciência Dos Sonhos
- A Comunidade
- A Cor Do Dinheiro
- A Costa Dos Murmúrios
- A Criança
- A Dália Negra
- A Dama De Honor
- A Descida
- A Duquesa
- À Dúzia É Mais Barato
- A Encruzilhada
- A Estrada
- A Estranha Em Mim
- A Frieza Da Luz
- A Fúria Do Dragão
- A História De Uma Abelha
- A Honra Da Família
- A Janela (Maryalva Mix)
- A Lagoa Azul
- A Lenda Da Floresta
- A Liga Dos Cavalheiros Extraordinários
- A Lista De Schindler
- A Lojinha Dos Horrores
- A Mais Louca Odisseia No Espaço
- A Maldição Da Flor Dourada
- A Mansão
- A Maravilhosa Aventura De Charlie
- A Marcha Dos Pinguins
- A Máscara
- A Máscara De Cristal
- A Menina Jagoda No Supermercado
- A Minha Bela Lavandaria
- A Minha Vida Sem Mim
- A Morte Do Senhor Lazarescu
- A Mosca
- A Mulher Do Astronauta
- A Mulher Que Viveu Duas Vezes
- A Múmia
- A Noiva Cadáver
- A Noiva Estava De Luto
- A Origem
- A Outra Margem
- A Paixão De Cristo
- A Pele Onde Eu Vivo
- A Pequena Loja Dos Horrores
- A Prairie Home Companion - Bastidores Da Rádio
- A Presa
- À Procura Da Terra Do Nunca
- A Promessa
- À Prova De Morte
- A Rainha
- A Rai­nha Africana
- A Raiz Do Medo
- A Rapariga Santa
- A Rede Social
- A Religiosa Portuguesa
- A Ressaca
- A Residencial Espanhola
- A Sangue Frio
- A Secretária
- A Semente Do Diabo
- A Senhora Da Água
- A Severa
- A Sombra Do Caçador
- A Sombra Do Samurai
- A Tempestade No Meu Coração
- A Tempo E Horas
- A Torre Do Inferno
- A Turma
- A Última Famel
- A Última Tentação De Cristo
- A Valsa Com Bashir
- A Verdadeira História De Jack, O Estripador
- A Viagem De Chihiro
- A Viagem De Iszka
- A Vida De Brian
- A Vida É Um Jogo
- A Vida É Um Milagre
- A Vida Em Directo
- A Vida Secreta Das Palavras
- A Vila
- A Vítima Do Medo
- A Vizinha Do Lado
- A Volta Ao Mundo Em 80 Dias
- Aberto Até De Madrugada
- Abraços Desfeitos
- Acção Total
- Aconteceu No Oeste
- Across The Universe
- Actividade Paranormal
- Acusado
- Adam Renascido
- Admitido
- Adriana
- Aelita
- Ágora
- Água Aos Elefantes
- Air Guitar Nation
- Albert, O Gordo
- Aldeia Da Roupa Branca
- Alice
- Alice In Acidland
- Alice No País Das Maravilhas
- Alien - O Oitavo Passageiro
- Aliens - O Reencontro Final
- Alien - A Desforra
- Alien - O Regresso
- Alien Vs. Predador
- Alien Autopsy
- Alma Em Paz
- Almoço De 15 De Agosto
- Alphaville
- Alta Fidelidade
- Alta Golpada
- Alta Tensão
- Alucinação
- Amália
- Amarcord
- American Movie
- American Splendor
- Amor À Queima-Roupa
- Amor De Verão
- Amor E Corridas
- Amor E Vacas
- Amor Em Las Vegas
- Amor Ou Consequência
- And Soon The Darkness
- Angel-A
- Animal
- Annie Hall
- Anónimo
- Antes Do Anoitecer
- Antes Que O Diabo Saiba Que Morreste
- Anticristo
- Anvil! The True Story of Anvil
- Anytinhig Else - A Vida E Tudo Mais
- Appaloosa
- Apocalypto
- Aquele Querido Mês De Agosto
- Aracnofobia
- Aragami
- Arizona Dream
- Armin
- Arséne Lupin - O Ladrão Sedutor
- As Asas Do Desejo
- As Aventuras De Jack Burton Nas Garras Do Mandarim
- As Aventuras De Tintim - O Segredo Do Licorne
- As Aventuras Do Príncipe Achmed
- As Bandeiras Dos Nossos Pais
- As Bonecas Russas
- As Canções De Amor
- As Crónicas De Narnia - O Leão, A Feiticeira E O Guarda-Roupa
- As Diabólicas
- As Ervas Daninhas
- As Invasões Bárbaras
- As Lágrimas Do Tigre Negro
- As Leis Da Atracção
- As Noites Loucas Do Dr. Jerryll
- As Penas Do Desejo
- As Tartarugas Também Voam
- As Vidas Dos Outros
- Aberto Até De Madrugada
- Assalto À Esquadra 13 (1976)
- Assalto À Esquadra 13 (2005)
- Assalto Ao Santa Maria
- Assassinos Natos
- Ata-me
- Até Ao Inferno
- Até Ao Limite Do Terror
- Atraídos Pelo Crime
- Através Da Noite
- Attack Of The 50 Foot Woman
- Aurora
- Austrália
- Autocarro 174
- Avatar
- Aviva, Meu Amor
- Aztec Rex
- Azul Metálico

- Babel
- Backbeat, Geração Inquieta
- Balas E Bolinhos - O Regresso
- Balbúrdia No Oeste
- Bando À Parte
- Baraka
- Barbarella
- Barreira Invisí­vel
- Batman
- Batman Regressa
- Batman - O Início
- Be Cool
- Beijing Bastards
- Belleville Rendez-Vouz
- Bem-vindo À Zombieland
- Bem-vindo Ao Norte
- Berlin 36
- Birth - O Mistério
- Biutiful
- Black Sheep
- Black Snake Moan - A Redenção
- Blade Runner - Perigo Iminente
- Blueberry
- Boa Noite E Boa Sorte
- Bobby Darin - O Amor É Eterno
- Body Rice
- Bombom
- Bom Dia Noite
- Bom Dia Vietnam
- Bonnie E Clyde
- Boogie Nights
- Borat
- Brasil - O Outro Lado Do Sonho
- Breakfast On Pluto
- Brincadeiras Perigosas (2007)
- Brisa De Mudança
- Bronson
- Bruce, O Todo-poderoso
- Bruiser - O Rosto Da Vingança
- Bruno
- Buffalo 66
- Bubba Ho-Tep
- Bullit
- Bunker Palace Hotel
- Buried
- Busca Implacável
- Bz, Viagem Alucinante

- Cadillac Records
- Cães Danados
- Cães De Palha
- Café E Cigarros
- Call Girl
- Camino
- Capitão Alatriste
- Capitão América - O Primeiro Vingador
- Capote
- Carrie
- Cartas Ao Padre Jacob
- Cartas De Iwo Jima
- Casa De Loucos
- Casablanca
- Casino Royale
- Catwoman
- Cavalo De Guerra
- Cemitério Vivo
- Censurado
- Centurion
- Charlie E A Fábrica De Chocolate
- Che - Guerrilha
- Che - O Argentino
- Chemical Wedding
- Chéri
- Chinatown
- Chocolate
- Choke - Asfixia
- Chovem Almôndegas
- Christine - O Carro Assassino
- Cidade Fria
- Cinco Dias, Cinco Noites
- Cinema Paraíso
- Cinerama
- Cisne Negro
- Clube De Combate
- Coco Avant Chanel
- Coisa Ruim
- Cold Mountain
- Cold Weather
- Colete De Forças
- Colisão
- Com Outra? Nem Morta!
- Comboios Rigorosamente Vigiados
- Comer Orar Amar
- Complexo - Universo Paralelo
- Conan, O Bárbaro
- Contrato
- Control
- Controle
- Coração De Cavaleiro
- Coração De Gelo
- Coração Selvagem
- Corações De Aço
- Coragem De Mãe: Confrontando O Autismo
- Corre Lola Corre
- Correio De Risco
- Correio De Risco 3
- Corrida Contra O Futuro
- Corrupção
- Cozinhando A História
- Crank - Veneno No Sangue
- Crank - Alta Voltagem
- Cremaster
- Crime Ferpeito
- Crippled Masters
- Cristóvão Colombo - O Enigma
- Crónica Dos Bons Malandros
- Crueldade Intolerável
- Cubo
- Culture Boy
- Cypher
- Cyrano de Bergerac (1950)

- Daisy Town
- Dallas
- Danny The Dog - Força Destruidora
- Daqui P'ra Frente
- Dark City - Cidade Misteriosa
- De Cabeça Para Baixo
- De Homem Para Homem
- De Olhos Abertos
- De Olhos Bem Fechados
- De Sepultura Em Sepultura
- De Tanto Bater O Meu Coração Parou
- De-Lovely
- Delhi Belly
- Dead Snow
- Death Race 2000
- Deixa-me Entrar
- Delicatessen
- Demolidor - O Homem Sem Medo
- Dentro Da Garganta Funda
- Depois Do Casamento
- Destruir Depois De Ler
- Diamante De Sangue
- Diário Dos Mortos
- Diários De Che Guevara
- Dias De Futebol
- Dick E Jane - Ladrões Sem Jeito
- Dictado
- Die Hard 4.0 - Viver Ou Morrer
- Die You Zombie Bastards!
- Dogma
- Domino
- Don Juan DeMarco
- Donnie Brasco
- Doom - Sobrevivência
- Doomsday - Juízo Final
- Dorian Gray
- Dot.Com
- Dr. Estranhoamor
- Drácula 2001
- Drácula De Bram Stoker
- Drive - Risco Duplo
- Dreamgirls
- Duas Mulheres

- É Na Terra Não É Na Lua
- Easy A
- Easy Rider
- Eduardo Mãos De Tesoura
- Efeito Borboleta
- El Mariachi
- El Topo
- Ela Odeia-me
- Eles
- Eles Vivem
- Elvis
- Em Bruges
- Em Busca Da Felicidade
- Em Carne Viva
- Em Liberdade
- Em Nome De Caim
- Em Nome De Deus
- Em Paris
- Em Privado
- Embargo
- Encarnação Do Demónio
- Encontros Em Nova Iorque
- Encrenca Dupla
- Encurralada
- Ensaio Sobre A Cegueira
- Enterrado Na Areia
- Entre Os Dedos
- Entrevista
- Equilibrium
- Era Uma Vez No México
- Eraserhead - No Céu Tudo É Perfeito
- Escola De Criminosos
- Escolha Mortal
- Esporas De Aço
- Estado De Guerra
- Estamos Vivos
- Este É O Meu Lugar
- Este País Não É Para Velhos
- Estômago
- Estrada Perdida
- Estranhos
- Estrellita
- Eu Amo-te Phillip Morris
- Eu, Peter Sellers
- Eu Sou A Lenda
- Eu Sou Evadido
- Eu, Tu E Todos Os Que Conhecemos
- Everything Must Go
- Evil Dead - A Noite Dos Mortos-Vivos
- Evil Dead 2 - A Morte Chega De Madrugada
- Evil Dead 3 - O Exército Das Trevas
- Ex-Drummer
- Exterminador Implacável 1
- Exterminador Implacável 2 - O Dia Do Julgamento Final
- Exterminador Implacável 3 - Ascensão Das Máquinas
- Exterminador Implacável 4 - A Salvação

- Factory Girl - Quando Edie Conheceu Warhol
- Factotum
- Fados
- Fahrenheit 9/11
- Falso Alarme
- Fando E Lis
- Fantasmas De Marte
- Fargo
- Faster, Pussycat! Kill! Kill!
- Fausto 5.0
- Favores Em Cadeia
- Felicidade
- Feliz Natal
- Férias No Harém
- Festival Rocky De Terror
- Ficheiros Secretos: Quero Acreditar
- Fim De Ano Em Split
- Fim-De-Semana Alucinante
- Final Cut - A Última Memória
- Fish Tank
- Florbela
- Flores Partidas
- Fome
- Footloose - A Música Está Do Teu Lado
- Força Delta
- Forrest Gump
- Freddy Vs. Jason
- Frenético
- Frida
- Frost/Nixon
- Fruto Proibido
- Fuga De Los Angeles
- Fuga Para A Vitória
- Fur - Um Retrato Imaginário De Diane Arbus
- Fúria Cega
- Fúria De Viver
- Fúria Silenciosa

- Gabrielle
- Gainsbourg - Vida Heróica
- Gang Dos Tubarões
- Gangs de Nova Iorque
- Garden State
- Génova
- GI Joe - O Ataque Dos Cobra
- Godzilla
- Goodbye Lenine!
- Gosford Park
- Gothika
- Gran Torino
- Grande Mundo Do Som
- Gremlins
- Grizzly Man
- Gru - O Maldisposto
- Guerra Dos Mundos (2005)
- Guerra Dos Mundos (1953)

- Há Lodo No Cais
- Hairspray
- Half Nelson - Encurralados
- Hard Candy
- Harley Davidson E O Cowboy Do Asfalto
- Harold E Maude
- Harry Brown
- Haverá Sangue
- Hawai Azul
- He-Man - Mestres Do Universo
- Head On - A Esposa Turca
- Heartbreak Hotel
- Hell Ride
- Hellboy
- Hellboy 2: O Exército Dourado
- Helter Skelter - O Caso De Sharon Tate
- Henry E June
- Hereafter - Outra Vida
- Hiena
- História De Duas Irmãs
- História De Um Fotógrafo
- Hobo With A Shotgunbr> - Hollywood Ending
- Homem Aranha
- Homem Aranha 2
- Homem Aranha 3
- Homem De Ferro
- Homem Demolidor
- Homem Em Fúria
- Homens De Negro
- Homens De Negro 2
- Homens Que Matam Cabras Só Com O Olhar
- Hostel
- Hostel 2
- Hot Fuzz - Esquadrão De Província
- Howl - Grito
- Hugo

- I Am Sam - A Força Do Amor
- I Spit On Your Grave
- I'll See You In My Dreams
- Iluminados Pelo Fogo
- I'm Still Here
- I Wanna Hold Your Hand
- Imitação Da Vida
- Imortal
- In Search Of A Midnight Kiss
- Indiana Jones E O Reino Da Caveira De Cristal
- Indomável
- Infiltrado
- Inimigos Públicos
- INLAND EMPIRE
- Inquietos
- Insidioso
- Insónia
- Intervenção Divina
- Intriga Internacional
- Invictus
- Irmão, Onde Estás?
- It
- It Might Get Loud
- Italian Spiderman

- Jack Ketchum's The Girl Next Door
- Jackass 2
- Jackass 3D
- Jackie Brown
- Jacuzzi - O Desastre Do Tempo
- James Bond - Agente Secreto
- James Bond - Casino Royale
- James Bond - Quantum Of Solace
- Janela Indiscreta (1954)
- Janela Indiscreta (1998)
- Janela Secreta
- JCVD
- Joga Como Beckham
- John Rambo
- Jonestown - The Life And Death Of Peoples Temple
- Jovens Rebeldes - A Verdadeira História
- Julgamento
- Julie E Julia
- Juno
- Juventude Em Marcha
- Juventude Tardia

- Kalifórnia
- Kandahar
- Karate Kid
- Katyn
- Kenny
- Kick Ass - O Novo Super-herói
- Kids - Miúdos
- Kill Bill vol.2
- King Kong (2005)
- Kiss Kiss Bang Bang
- Kiss Me
- Klimt
- Kopps
- Kung-Fu-Zão
- Kung Pow - Punhos Loucos

- La Jetée
- La Vie En Rose
- Ladrões
- Lady Snowblood
- Laranja Mecânica
- Last Days - Os Últimos Dias
- Lavado Em Lágrimas
- Lemmy
- Léon, O Profissional
- Lichter
- Lindas Encrencas As Garotas
- Lobos
- Longe Da Terra Queimada
- Lost In Translation - O Amor É Um Lugar Estranho
- Lua De Mel, Lua De Fel
- Lucifer Rising
- Lucky Luke
- Lucky Number Slevin - Há Dias De Azar

- M - Matou!
- Má Educação
- Machete
- Madrigal
- Maldito United
- Mamma Mia
- Manhattan
- Manô
- Mamonas Pra Sempre
- Mar Adentro
- Maria E As Outras
- Marie Antoinette
- Marjoe
- Marte Ataca!
- Matança De Natal
- Match Point
- Matou A Família E Foi Ao Cinem
- McQuade, O Lobo Solitário
- Meia-Noite Em Paris
- Meio Metro De Pedra
- Melancolia
- Melinda E Melinda
- Menina
- Mephisto
- Metrópolis
- Meu Nome É Bruce
- Miami Vice
- Milhões
- Milk
- Millenium 1. Os Homens Que Odeiam As Mulheres
- Million Dollar Baby - Sonhos Vencidos
- Minha Mãe
- Minha Terra
- Misery - Capí­tulo Final
- Missão A Marte
- Missão Impossí­vel 3
- Missão Impossível - Missão Fantasma
- Missão Solar
- Mistérios De Lisboa
- Momentos Agradáveis
- Moneyball - Jogada De Risco
- Monsters - Zona Interdita
- Monstro
- Monty Phyton E O Cálice Sagradi
- Morte Cerebral
- Morte De Um Presidente
- Movimentos Perpétuos
- Mr. E Mrs. Smith
- Mrs. Henderson Presents
- Muito Bem, Obrigado
- Mulholland Drive
- Mundo Fantasma
- Mundos Separados
- Munique
- Murderball - Espírito De Combate
- Murish
- Mutilados
- Mysterious Skin

- Na Cama
- Nacho Libre
- Não Estou Aí
- Napoleon Dynamite
- Nas Costas Do Diabo
- Nas Nuvens
- Needle
- Nico: À Margem Da Lei
- Ninguém Sabe
- Nixon
- No Limite Do Amor
- No Vale De Elah
- Noite De Agosto
- Noite Escura
- Noivos Sangrentos
- Nome De Código: Cloverfield
- Northfork
- Nosferatu, O Vampiro
- Nothing
- Nova Iorque 1997
- Nove Raínhas
- Nunca Digas Sim

- O Acontecimento
- O Agente Da Broadway
- O Lugar Do Morto
- O Americano
- O Amor Acontece
- O Anjo Exterminador
- O Anti-Pai Natal
- O Artista
- O Assassínio De Jesse James Pelo Cobarde Robert Ford
- O Assassí­nio De Richard Nixon
- O Batedor
- O Bom Alemão
- O Bom, O Mau E O Vilão
- O Cabo Do Medo
- O Caminho De São Diego
- O Cão, O General E Os Pássaros
- O Capacete Dourado
- O Castelo Andante
- O Castor
- O Cavaleiro Das Trevas
- O China
- O Cobrador
- O Código Da Vinci
- O Comboio Dos Mortos
- O Comboio Mistério
- O Condenado
- O Couraçado Potemkin
- O Cowboy Da Meia-Noite
- O Crepúsculo Dos Deuses
- O Dedo De Deus
- O Delator!
- O Demónio
- O Despertar Da Besta
- O Despertar Da Mente
- O Deus Da Carnificina
- O Deus Elefante
- O Dia Em Que A Terra Parou (1951)
- O Dia Em Que A Terra Parou (2008)
- O Dia Da Besta
- O Discurso Do Rei
- O Enigma Do Espaço
- O Estranho Caso De Benjamin Button
- O Estranho Mundo De Jack
- O Evangelho Segundo São Mateus
- O Exorcista
- O Fatalista
- O Feiticeiro De Oz
- O Feitiço Do Tempo
- O Fiél Jardineiro
- O Gabinete Das Figuras De Cera
- O Gabinete Do Dr. Caligari
- O Gato Das Botas
- O Génio Do Mal (1976)
- O Grande Peixe
- O Grande Ditador
- O Guerreiro
- O Homem Duplo
- O Homem Que Copiava
- O Homem Que Sabia Demasiado
- O Homem Que Veio Do Futuro
- O Idealista
- O Jogo
- O Júri
- O Imperador Da Califórnia
- O Inquilino
- O Justiceiro Da Noite
- O Labirinto Do Fauno
- O Laço Branco
- O Lado Selvagem
- O Lago Perfeito
- O Leopardo
- O Livro Negro
- O Lobo Do Mar
- O Macaco De Ferro
- O Maquinista
- O Marinheiro De Água Doce
- O Menino De Ouro
- O Meu Tio
- O Milagre De Berna
- O Milagre Segundo Salomé
- O Mistério Galindez
- O Monstro Da Lagoa Negra
- O Mundo A Seus Pés
- O Nevoeiro (1980)
- O Ofício De Matar
- O Olho
- O Orfanato
- O Paciente Inglês
- O Padrinho - Parte I
- O Padrinho - Parte II
- O Padrinho - Parte III
- O Panda Do Kung Fu
- O Panda Do Kung Fu 2
- O Pesadelo De Darwin
- O Pistoleiro Do Diabo
- O Planeta Selvagem
- O Pó Dos Tempos
- O Portador Da Espada
- O Presidiário
- O Prisioneiro Do Rock
- O Protegido
- O Próximo A Abater
- O Quinto Elemento
- O Quinto Império
- O Regresso
- O Rei Dos Gazeteiros
- O Reino Proibido
- O Ritual
- O Ritual Dos Sádicos
- O Sabor Do Amor
- O Sargento Da Força Um
- O Segredo A Brokeback Mountain
- O Segredo De Um Cuscuz
- O Segredo Dos Punhais Voadores
- O Selvagem
- O Sentido Da Vida
- O Sétimo Selo
- O Sítio Das Coisas Selvagens
- O Sonho Comanda A Vida
- O Sonho De Cassandra
- O Sorriso De Mona Lisa
- O Tempo Do Lobo
- O Tesouro Da Sierra Madre
- O Tigre E A Neve
- O Tio Boonmee Que Se Lembra Das Suas Vidas Anteriores
- O Triunfo Da Vontade
- O Turista
- O Último Airbender
- O Último Grande Herói
- O Último Rei Da Escócia
- O Último Tango Em Paris
- O Último Voo Do Flamingo
- O Vingador Tóxico
- O Wrestler
- Ocean's Eleven - Façam As Vossas Apostas
- Odete
- Oldboy - Velho Amigo
- Olho Mágico
- Oliver Twist
- Ônibus 174
- Orca
- Órfã
- Os Amantes Regulares
- Os Amigos De Alex
- Os Bons E Os Maus
- Os Caça-Fantasmas
- Os Cavaleiros Do Asfalto
- Os Chapéus De Chuva De Cherburgo
- Os Cinco Venenos
- Os Clãs Da Intriga
- Os Condenados De Shawshank
- Os Descendentes
- Os Edukadores
- Os Famosos E Os Duendes Da Morte
- Os Filhos Do Homem
- Os Friedmans
- Os Guardiões Da Noite
- Os Homens Preferem As Loiras
- Os Imortais
- Os Inadaptados
- Os Índios Apache
- Os Invisíveis
- Os Irmãos Grimm
- Os Limites Do Controlo
- Os Marginais
- Os Mercenários
- Os Miúdos Estão Bem
- Os Novos Dez Mandamentos
- Os Olhos Da Serpente
- Os Olhos Sem Rosto
- Os Onze De Oceano
- Os Optimistas
- Os Pássaros
- Os Produtores (2005)
- Os Psico-Detectives
- Os Rapazes Da Noite
- Os Rapazes Não Choram
- Os Renegados Do Diabo
- Os Rutles - All You Need Is Cash
- Os Selvagens Da Noite
- Os Simpsons - O Filme
- Os Sonhadores
- Os Sorrisos Do Destino
- Os Super-Heróis
- Os Supeitos Do Costume
- Os Três Enterros De Um Homem
-Os Visistantes Da Idade Média
- Os 300 Espartanos

- Pagafantas
- Palpitações
- Papillon
- Para Onde O Vento Sopra
- Parada De Monstros
- Paraíso, Inferno... Terra
- Paranoid Park
- Paris Je T'Aime
- Party Monster
- Pecados Íntimos
- Pele
- Pequenas Mentiras Entre Amigos
- Performance
- Perigo Na Noite
- Perto Demais
- Pesadelo Em Elm Street
- Pink Floyd The Wall
- Piranha 3D
- Piratas Das Caraíbas - O Mistério do Pérola Negra
- Piratas Das Caraí­bas - O Cofre Do Homem Morto
- Piratas Das Caraíbas - Nos Confins Do Mundo
- Planeta Dos Macacos
- Planeta Dos Macacos: A Origem
- Planeta Terror
- Plano 9 Dos Vampiros Zombies
- Polaróides Urbanas
- Polí­cia Sem Lei (1992)
- Polícia Sem Lei (2009)
- Poltergeist, O Fenómeno
- Ponto De Mira
- Por Favor Rebobine
- Por Favor Não Me Morda O Pescoço
- Porcos & Selvagens
- Posto Fronteiriço
- Precious
- Predadores
- Presente De Morte
- Preto E Branco
- Primer
- Príncipe Da Pérsia - As Areias Do Tempo
- Procurado
- Profissão: Repórter
- Promessas Proibidas
- Proposta Indecente
- Proteger
- Psico
- Psicopata Americano
- Pulp Fiction
- Pulsação Zero
- Punch-Drunk Love - Embriagado De Amor
- Purana Mandir
- Purple Rain

- Quando Viste O Teu Pai Pela Última Vez
- Quarentena
- Quarteto Fantástico (1994)
- Quarteto Fantástico (2005)
- Quase Famosos
- Quatro Noites Com Anna
- Que Lugar Maravilhoso
- Que Se Mueran Los Feos
- Queijo E Marmelada
- Quem Quer Ser Bilionário
- Querida Famí­lia
- Querida Wendy

- R
- Rapariga Com Brinco De Pérola
- Rare Exports
- Ratatui
- Ratos Assassinos
- Ray
- [Rec]
- [REC]2
- Red Eye
- Relatório Kinsey
- Relatório Minoritário
- Religulous - Que O Céu Nos Ajude
- Relíquia Macabra
- Renascimento
- Resident Evil: Apocalypse
- Rio
- Rio Bravo
- Rock De Fogo
- Rock, Rock, Rock
- Rocknrolla - A Quadrilha
- Rocky Balboa
- Roger E Eu
- Roma
- Romance E Cigarros
- Roxanne
- RRRrrrr!!!
- Rubber - Pneu
- Ruídos Do Além
- Ruivas, Loiras E Morenas
- Rumo À Liberdade
- Ruptura Explosiva

- Sacanas Sem Lei
- Sala De Pânico
- Salazar - A Vida Privada
- Salto Mortal
- Samsara
- Sangue Do Meu Sangue
- Sangue Por Sangue
- Santa Sangre
- Sapatos Pretos
- Save The Green Planet!
- Saw - Enigma Mortal
- Saw II - A Experiência Do Medo
- Saw 3D - O Capítulo Final
- Scoop
- Scott Pilgrim Contra O Mundo
- Seconds Apart
- Seis Indomáveis Patifes
- Sem Ela
- Sem Limites
- Sem Rumo
- Sem Tempo
- Semi-Pro
- Ser E Ter
- Sereia
- Serpentes A Bordo
- Sete Anos No Tibete
- Sete Vidas
- Sexo E A Cidade
- Sgt. Pepper's Lonely Heart Club Band
- Shaolin Daredevils
- Shaolin Soccer - O Ás Da Bola
- Shaolin Vs. Evil Dead
- Shattered Glass - Verdade Ou Mentira
- Sherlock Holmes
- Sherlock Holmes - Jogo De Sombras
- Shining
- Shoot 'Em Up - Atirar A Matar
- Shortbus
- Shrek 2
- Shrek O Terceiro
- Shrek Para Sempre
- Sicko
- Sid And Nancy
- Sideways
- Simpatyhy For Mr. Vengeance
- Sin City - Cidade Do Pecado
- Sinais
- Sinais De Fogo
- Sinais Do Futuro
- Sinais Vermelhos
- Singularidades De Uma Rapariga Loira
- Sky Captain E O Mundo De Amanhã
- Slither - Os Invasores
- Soldados Da Fortuna
- Soldados Do Universo
- Sombras Da Escuridão
- Somewhere - Algures
- Sonho De Uma Noite De Inverno
- Sonny
- Sophie Scholl - Os Últimos Dias
- Soro Maléfico
- Sorte Nula
- Soul Kitchen
- Spartacus
- Spartan - O Rapto
- Splice
- Stacy - Attack Of The Schoolgirl Zombies
- Star Wars - A Ameaça Fantasma
- Star Wars - A Vingança Dos Sith
- Star Wars - O Ataque Dos Clones
- Stardust - O Mistério Da Estrela Cadente
- Stone - Ninguém É Inocente
- Stoned, Anos Loucos
- Submarino
- Super
- Super Baldas
- Super-Homem
- Super-Homem: O Regresso
- Super 8
- Superstar
- Suspeita
- Suspiria
- Sweeney Todd: O Terrível Barbeiro De Fleet Street
- Swimming Pool
- Sword Of Vengeance
- Sympathy For The Devil

- Taking Woodstock
- Tarnation
- Tarzan, O Homem Macaco (1981)
- Taxidermia
- Team America - Polí­cia Mundial
- Tebas
- Tecumseh
- Teeth
- Tempestade Tropical
- Tennessee
- Terra De Cegos
- Terminal De Aeroporto
- Terra Dos Mortos
- Terror Em Setembro
- Terror Na Auto-estrada
- Terror Nas Montanhas
- Tetro
- The Bloodstained Butterfly
- The Brown Bunny
- The Darjeeling Limited
- The Departed: Entre Inimigos
- The Devil And Daniel Johnston - Loucuras De Um Génio
- The Devil's Double
- The First Great Train Robbery
- The Fountain - O Último Capítulo
- The Grudge - A Maldição
- The Host - A Criatura
- The Impossible Kid
- The King Of Kong
- The Langoliers - Meia-Noite E Um
- The Last House On The Left
- The Machine Girl
- The Man From Earth
- The Marine
- The Million Dollar Hotel - O Hotel
- The Mindscape Of Alan Moore
- The Mist - Nevoeiro Misterioso
- The Others - Os Outros
- The Prestige - O Terceiro Passo
- The 50 Worst Movies Ever Made
- The Way
- The Woman
- Thirst - Este É O Meu Sangue
- This Is It
- This Is Spinal Tap
- Thor
- Thriller - A Cruel Picture
- THX 1138
- Tirar Vidas
- Titanic 2
- Tony
- Tournée - Em Digressão
- Toy Story 3
- Tragam-me A Cabeça De Alfredo Garcia
- Transamerica
- Tron
- Tron: O Legado
- Tropa De Elite
- Tropa De Elite 2 - O Inimigo Agora É Outro
- Tsotsi
- Tubarão
- Tubarão 2
- Tubarão 3
- Tubarão IV - A Vingança
- Tucker E Dale Contra O Mal
- Tudo Ficará Bem
- Tudo Pode Dar Certo
- Twisted - Homicídios Ocultos

- Ultra Secreto
- Um Amor De Perdição
- Um Azar Do Caraças
- Um Bater De Corações
- Um Belo Par... De Patins
- Um Cão Andaluz
- Um Dia A Casa Vai Abaixo
- Um Dia De Raiva
- Um Homem Singular
- Um Longo Domingo De Noivado
- Um Lugar Para Viver
- Um Padrasto Para Esquecer
- Um Profeta
- Um Tiro No Escuro
- Um Trabalho Em Itália
- Uma Aventura Na Casa Assombrada
- Uma Boa Mulher
- Uma Canção De Amor
- Uma Espécie De Cavalheiro
- Uma Famí­lia À Beira De Um Ataque De Nervos
- Uma História De Violência
- Uma Pequena Vingança
- Uma Rapariga Com Sorte
- Uma Segunda Juventude
- Uma Segunda Vida
- Undefeatable
- Unseen Evil 2 - Alien 3000
- Up - Altamente

- V De Vingança
- Vai E Vive
- Vais Conhecer O Homem Dos Teus Sonhos
- Valhalla Rising - Destino De Sangue
- Valquíria
- Vampiros de John Carpenter
- Van Helsing
- Vanilla Sky
- Vanitas
- Vasilhame
- Veio Do Outro Mundo
- Veludo Azul
- Velvet Goldmine
- Vencidos Pela Lei
- Vendendo A Pele
- Veneno Cura
- Vera Drake
- Versus - A Ressurreição
- Vestida Para Matar
- Vice
- Vício - Quando Nada É Suficiente
- Vicky Cristina Barcelona
- Vidas Sombrias
- Vigilância
- Vingança Redentora
- Virgem Aos 40 Anos
- Vitus
- Viúva Rica Solteira Não Fica
- Viver A Sua Vida
- Voando Sobre Um Ninho De Cucos
- Voltando Para Casa
- Voltar
- Vontade Indómita
- Voo 93

- Walk Hard - A História De Dewey Cox
- Walk The Line
- WALL-E
- Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme
- Wassup Rockers - Desafios De Rua
- Watchmen - Os Guardiões
- Welcome To The Rileys
- White Irish Drunkers
- Wild Zero
- Win Win
- Wolf Creek
- Wristcutters: A Love Story

- X-Men
- X-Men 2
- X-Men 3 - O Confronto Final
- X-Men: O Início
- X-Men Origens: Wolverine

- Zack E Miri Fazem Um Porno
- Zardoz
- Zatoichi
- Zombies Party - Uma Noite... De Morte
- Zombies Strippers
- Zozo

- 007 - Agente Secreto
- 007 - Casino Royale
- 007 - Quantum Of Solace
- 10 Coisas Que Odeio Em Ti
- 100 Volta
- 10.000 AC
- 12 Homens Em Fúria
- 12 Macacos
- 12:08 A Este De Bucareste
- 1984
- 2LDK
- 24 Hour Party People
- 28 Dias Depois
- 20,13 - Purgatório
- 2012
- 300
- 4 Copas
- 48
- 50/50
- 6=0 Homeostética
- 8 1/2
- 9 Canções
- 98 Octanas


ENTREVISTAS:
- Fernando Fragata
- Festróia - Mário Ventura
- Filipe Melo
- Good N Evil
- IMAGO - Sérgio Felizardo
- José Barahona
- Nuno Markl
- Paulo Furtado
- Rodrigo Areias
- Sara David Lopes
- Solveig Nordlund
- Fernando Alle


TOPES:
- Top 8 dos Melhores Filmes de 2011
- Top 5 dos Piores Filmes de 2011
- Top 10 dos Melhores Filmes de 2010
- Top 5 dos Piores Filmes de 2010
- Top 5 dos filmes de Leslie Nielsen
- Top 10 Dos Filmes Low Cost
- Top 5 das Melhores Cenas de Dança
- Top 8 dos Melhores Filmes de 2009
- Top 5 dos Piores Filmes de 2009
- Top 5 dos Filmes Que Tenho Vergonha De Dizer Que Gosto
- Top 5 das Melhores Músicas de Ennio Morricone
- Top 5 dos filmes com Patrick Swayze
- Top 5 dos Telediscos do Michael Jackson
- Top 5 dos Filmes com David Carradine
- Top 5 dos Filmes com Lutadores de Luta-Livre
- Top 10 Os Melhores Filmes de 2008
- Top 5 Os Piores Filmes de 2008
- Top 5 dos Piores Filmes de Natal
- Top 5 das Coisas que não Esperávamos Ver no Cinema
- Top 5 dos Melhores Filmes de Paul Newman
- Top 5 Personagens Com Palas Nos Olhos
- Top 10 Melhores Cartazes De Cinema
- Top 5 dos Filmes de Chuck Norris
- Top 5 dos Filmes de Patrick Swayze
- Top 10 Os Melhores/Piores Vestidos dos Oscares
- Top 5 As Mortes de Crianças Mais Gratuitas
- Top 10 Os Melhores de 2007
- Top 5 Os Piores de 2007
- Top 7 Adaptações ao Cinema de Livros de Stephen King
- Top 5 Filmes Pela Paz
- Top 5 Os Melhores Beijos
- Top 5 Grandes Arquitectos
- Top 10 Filmes Que Mudaram A Minha Vida
- Top 5 Mulheres de Cabeça Rapada
- Top 5 As Cenas Mais Excitantes
- Top 10 Os Melhores de 2006
- Top 5 Os Piores de 2006
- Top 3 Filmes de Robert Altman
- Top 5 Os Vilões do Cinema
- Top 5 Filmes Com Mick Jagger
- Top 5 Filmes Com Steve Buscemi
- Top 5 Dos Cães no Cinema
- Top 5 Dos Filmes do Indie06
- Top 5 Dos Filmes do Fantas06
- Top 5 dos Presidentes
- Top 10 Os Melhores de 2005
- Top 5 Os Piores de 2005
- Top 5 Filmes com Pat Morita
- Top 10 Os Melhores Filmes Independentes
- Top 5 Os Piores Filmes da Saga Bond
- Top 5 Filmes com Dolph Lundgren
- Top 5 Adaptações de BD Para Cinema
- Top 10 Cenas Mais Assustadoras de Sempre
- Top 5 Vencedores do Óscar
- Top 5 Bond Girls
- Top 5 Filmes Sobre Doenças
- Top 5 Filmes de Natal
- Top 5 Melhores Batalhas Corpo-A-Corpo
- Top 10 Melhores Canções do Cinema
- Top 10 Melhores Filmes de Sempre
- Top 5 Melhores Momentos Musicais
- Top 5 Grandes Duelos do Cinema
- Top 10 Maiores Personagens do Cinema
- Top 5 Piores Momentos da Ficção Cientí­fica
- Top 10 Melhores Momentos da Ficção Cientí­fica
- Top 5 Filmes Religiosos


BAÚ DO TRASH:
- Needle
- Que Se Mueran Los Feos
- Easy A
- Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme
- Saw 3D - O Capítulo Final
- And Soon The Darkness
- Os Imortais
- Purana Mandir
- Pagafantas
- The Bloodstained Butterfly
- Cisne Negro


ROYALE WITH CHEESE APRESENTA:
- A Tasca Da Cultura
- A Causa Das Coisas - parte I
- A Causa Das Coisas - parte II
- A Momentary Lapse Of Reason


FILMES A VER ANTES DE MORRER:
- #1 As Lágrimas Do Tigre Negro
- #2 Alucarda
- #3 Time Enough At Last
- #4 Armageddon
- #5 The Favour, The Watch And The Very Big Fish
- #6 Italian Spiderman
- #7 The Soldier And Death


UMA CURTA POR DIA NÃO SABE O BEM QUE LHE FAZIA:
- 1# Rabbit, de Run Wrake
- 2# Aligato, de Maka Sidibé
- 3# The Cat Concerto, de Joseph Barbera & William Hanna
- 4# A Curva, de David Rebordão
- 5# Batman: Dead End, de Sandy Callora
- 6# O Código Tarantino, de Selton Mello
- 7# Malus, de António Aleixo & Crosswalk, de Telmo Martins
- 8# Three Blind Mice, de George Dunning
- 9# Bedhead, de Robert Rodriguez
- 10# Key To Reserva, de Martin Scorcese
- 11# Bambi Meets Godzilla, de Marv Newland
- 12# The Horribly Slow Murderer with the Extremely Inefficient Weapon, de Richard Gale
- 13# Stolz Der Nation, de Eli Roth
- 14# Papá Wrestling, de Fernando Alle
- 15# Glas, de Bert Haanstra
- 16# Fotoromanza, de Michelangelo Antonioni
- 17# Quem É Ricardo?, de José Barahona
- 17# Terra Incognita, de Peter Volkart


AS MELHORES PIORES CENAS DE SEMPRE:
- A Pior Luta
- A Cena Mais Metida A Martelo
- O Ataque Animal Mais Brutal
- A Perseguição Mais Alucinante
- O Duelo Mais Improvável


CLUBE DE CINEMA DE SETÚBAL:
- Janeiro
- Fevereiro
- Março
- Abril
- Maio
- Setembro
- Novembro


FESTIVAIS:
- 20º Festróia
Dia 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9
- 21º Festróia
Dia 0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8
- 22º Festróia
Dia 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10
- 23º Festróia
Dia 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10
- 24º Festróia
Dia 0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8
- 26º Festróia
Dia 0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8
- 12º Caminhos Do Cinema Português
Dia 0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8
- Imago 2006
Dia 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8

;

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket



BLOCKBUSTERS:

04/01/2004 - 05/01/2004

05/01/2004 - 06/01/2004

06/01/2004 - 07/01/2004

07/01/2004 - 08/01/2004

08/01/2004 - 09/01/2004

09/01/2004 - 10/01/2004

10/01/2004 - 11/01/2004

11/01/2004 - 12/01/2004

12/01/2004 - 01/01/2005

01/01/2005 - 02/01/2005

02/01/2005 - 03/01/2005

03/01/2005 - 04/01/2005

04/01/2005 - 05/01/2005

05/01/2005 - 06/01/2005

06/01/2005 - 07/01/2005

07/01/2005 - 08/01/2005

08/01/2005 - 09/01/2005

09/01/2005 - 10/01/2005

10/01/2005 - 11/01/2005

11/01/2005 - 12/01/2005

12/01/2005 - 01/01/2006

01/01/2006 - 02/01/2006

02/01/2006 - 03/01/2006

03/01/2006 - 04/01/2006

04/01/2006 - 05/01/2006

05/01/2006 - 06/01/2006

06/01/2006 - 07/01/2006

07/01/2006 - 08/01/2006

08/01/2006 - 09/01/2006

09/01/2006 - 10/01/2006

10/01/2006 - 11/01/2006

11/01/2006 - 12/01/2006

12/01/2006 - 01/01/2007

01/01/2007 - 02/01/2007

02/01/2007 - 03/01/2007

03/01/2007 - 04/01/2007

04/01/2007 - 05/01/2007

05/01/2007 - 06/01/2007

06/01/2007 - 07/01/2007

07/01/2007 - 08/01/2007

08/01/2007 - 09/01/2007

09/01/2007 - 10/01/2007

10/01/2007 - 11/01/2007

11/01/2007 - 12/01/2007

12/01/2007 - 01/01/2008

01/01/2008 - 02/01/2008

02/01/2008 - 03/01/2008

03/01/2008 - 04/01/2008

04/01/2008 - 05/01/2008

05/01/2008 - 06/01/2008

06/01/2008 - 07/01/2008

07/01/2008 - 08/01/2008

08/01/2008 - 09/01/2008

09/01/2008 - 10/01/2008

10/01/2008 - 11/01/2008

11/01/2008 - 12/01/2008

12/01/2008 - 01/01/2009

01/01/2009 - 02/01/2009

02/01/2009 - 03/01/2009

03/01/2009 - 04/01/2009

04/01/2009 - 05/01/2009

05/01/2009 - 06/01/2009

06/01/2009 - 07/01/2009

07/01/2009 - 08/01/2009

08/01/2009 - 09/01/2009

09/01/2009 - 10/01/2009

10/01/2009 - 11/01/2009

11/01/2009 - 12/01/2009

12/01/2009 - 01/01/2010

01/01/2010 - 02/01/2010

02/01/2010 - 03/01/2010

03/01/2010 - 04/01/2010

04/01/2010 - 05/01/2010

05/01/2010 - 06/01/2010

06/01/2010 - 07/01/2010

07/01/2010 - 08/01/2010

08/01/2010 - 09/01/2010

09/01/2010 - 10/01/2010

10/01/2010 - 11/01/2010

11/01/2010 - 12/01/2010

12/01/2010 - 01/01/2011

01/01/2011 - 02/01/2011

02/01/2011 - 03/01/2011

03/01/2011 - 04/01/2011

04/01/2011 - 05/01/2011

05/01/2011 - 06/01/2011

06/01/2011 - 07/01/2011

07/01/2011 - 08/01/2011

08/01/2011 - 09/01/2011

09/01/2011 - 10/01/2011

10/01/2011 - 11/01/2011

11/01/2011 - 12/01/2011

12/01/2011 - 01/01/2012

01/01/2012 - 02/01/2012

02/01/2012 - 03/01/2012

03/01/2012 - 04/01/2012

04/01/2012 - 05/01/2012

05/01/2012 - 06/01/2012

06/01/2012 - 07/01/2012

07/01/2012 - 08/01/2012

08/01/2012 - 09/01/2012

09/01/2012 - 10/01/2012

10/01/2012 - 11/01/2012

11/01/2012 - 12/01/2012

12/01/2012 - 01/01/2013

01/01/2013 - 02/01/2013

02/01/2013 - 03/01/2013

03/01/2013 - 04/01/2013

04/01/2013 - 05/01/2013

05/01/2013 - 06/01/2013

06/01/2013 - 07/01/2013

07/01/2013 - 08/01/2013

08/01/2013 - 09/01/2013

09/01/2013 - 10/01/2013

10/01/2013 - 11/01/2013

10/01/2013 - 11/01/2013

11/01/2013 - 12/01/2013

12/01/2013 - 01/01/2014

01/01/2014 - 02/01/2014

02/01/2014 - 03/01/2014

03/01/2014 - 04/01/2014

04/01/2014 - 05/01/2014

05/01/2014 - 06/01/2014

06/01/2014 - 07/01/2014

07/01/2014 - 08/01/2014

08/01/2014 - 09/01/2014