Título: Footloose Realizador: Herbert Ross Ano: 1984
Footloose - A Música Está Do Teu Lado é um clássicos 80's flick, sub-género de filmes que só foi possível terem sucesso por terem sido feitos numa década caracterizada por uma incrível sobreposição de tendências que tinham em comum uma terrível e assustadora noção de mau gosto. Além disso, foi o filme que lançou Kevin Bacon - foi aqui, neste já longínquo dia de 1984, que Bacon começou a tecer a sua infindável teia que é o seu Oráculo de Bacon.
No entanto, Footloose tem um defeito que me irrita. Aliás, tem vários, mas há um em particular que me aborrece particularmente. É que Footloose é um filme sobre um miúdo (o próprio Bacon, claro) que se muda de Chicago para uma terra da província dominada pelo moralismo do padre de serviço (vénia a John Lithgow ) que, com uma forçada correlação às drogas e à promiscuidade, proibiu o rock'n'roll e a dança(!). Cansado de tanta parvónia, Bacon vai revoltar-se e organizar um baile para pôr aquela gente toda a bater o pé.
Ou seja, Footloose é um filme sobre rock'n'roll. E um filme onde toda a gente desata a dançar sem explicação aparente e mesmo sem ser um musica. É um filme onde Kevin Bacon, para expressar a sua raiva, vai para um armazém abandonado dançar à bruta(!). No entanto, apesar do corte de cabelo e do guarda-roupa à new-wave (inclui referência a Bowie), Bacon passa o filme todo a ouvir electric-rock manhoso. E, tirando a theme-song, toda a banda-sonora é um misto de mau rock-fm, hair-rock e outros sub-géneros foleiros que a década de 80 pariu, incluindo a Bonnie Tyler, os Foreigner ou o Sammy Hagar.
Enfim, Footloose é um feelgood movie daqueles que os anos 80 produziram em massa, em que perpetuam o sonho americano junto dos jovens (olá O Segredo Do Meu Sucesso, olá Namorada Aluga-se...): se acreditares realmente conseguirás realizar os teus sonhos. Para isso basta apoiares-te nos teus amigos (um magro Chris Penn ou uma muito jovem (mas já irritante) Sarah Jessica Parker), discursos motivadores e, já agora, cantilenas que façam dinheiro na rádio.
Longe do tão mau que se torna bom - é apenas mau -, Footlosse tem, ao menos, a vantagem de ser inofensivo e, por isso, ser tolerável à vista. O problema é que às vezes nos esquecemos que ser um clássico não é a mesma coisa do que ser um clássico dos anos 80. Para mim é um Happy Meal e já chega.
Posted by: dermot @
4:05 da tarde |
COTAÇÃO:
10 - Royale With Cheese
9 - Le Big Mac
8 - McRoyal Deluxe
7 - McBacon
6 - McChicken
5 - Double Cheeseburger
4 - Cheeseburger
3 - Caixinha de 500 paus (Happy Meal)
2 - Hamburga de Choco
1 - Pão com Manteiga